Dia do Professor!

Dia do Professor!
Ah! De vez em quando é bom se sentir valorizado. Na verdade é bom ser valorizado sempre!!!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Trabalhando e cultivando valores

Trabalhar valores com os nossos alunos não é tarefa fácil.
Mas é muito importante, pois talvez seja este o único espaço no qual muitos deles possam ter contato com outras pessoas, atraves do diálogo, do exercício da Solidariedade, da respeito, da cultura da paz, da valorização de si mesmo e do outro!
Não se trata de religião mas de humanização de uma geração que está de petrificando ao ver cotidianamente seus pais ou responsáveis se degladiando, seus vizinhos se maltratando, seus amigos e parentes morrendo por causa do tráfico e da violência.
São estes mesmos meninos e meninas que estão em nossas salas, vindo em plena segunda-feira contar casos de horror vividos ou presenciados por eles ao inves de contar sobre passeios agradaveis em familia.

Mas estamos remando contra a maré e acreditando que uma sementinha plantada pode germinar e dar  grandes frutos.

algumas das experiencias vivenciadas este ano:
Dia do amigo revelado - ao contrario do amigo secreto, o sorteio foi feito e todos revelavam quem seria o seu amigo sorteado. daí por diante deveria encontrar formas de cuidar a cetivar aquele amigo, principalmente atraves de cartinha postas em envelopes na sala e das ações de cuidados no recreio.
Ao final de alguns dias, os alunos trocaram canecas de presente, ao passo que trocavam paravras de carinho e abraços.
confesso que não foi tarefa fácil para muitas crianças o simples gesto de tocar em alguem e ser tocado e abraçado por este. Mas foi muito gratificante. Valeu!

Um comentário:

  1. Trabalhar valores na sala de aula é de fundamental importância para os jovens de hoje, porque é algo que esta sendo esquecido, tanto pela família quanto pela sociedade. E nós como educadoras e conhecedoras da importância de se trabalhar os valores, devemos transformar em rotina diária.

    ResponderExcluir